Apresentação

A Revista Conciliação nasceu como uma iniciativa do Blog Conciliação, o qual publica conteúdo de Teologia, Literatura e História, e tem como slogan “Diversidade em perspectiva inclusiva”.

A revista tem edição bimensal, publicada e divulgada no meio digital. Ela visa preencher uma lacuna no cenário literário brasileiro, que é a falta de um instrumento específico para a publicação da produção teopoética no Brasil. A Teopoética, abordagem crítica que estuda as relações entre Literatura e Teologia, ganhou fôlego no Brasil nos últimos anos, passando a contar com Grupos de Estudo, Disciplina em Pós-graduações, Congressos, Associação e periódicos acadêmicos. Enquanto isso, também cresceu o número de revistas literárias, impulsionadas ou não por coletivos literários. Mas não vimos surgir, na esteira desse fenômeno, uma revista específica para as produções teopoéticas.

É óbvio que essas produções podem ser publicadas nas demais revistas já existentes no país, mas o interesse em um periódico específico é fazer “aparecer” os/as poetas cuja verve esteja atrelada a essa temática e, desse modo, também se ofereça matéria aos estudos teopoéticos no Brasil.

Desse modo, concebeu-se a Revista Conciliação, a qual conta com as seções: Poesia, Prosa e Inventário Teopoético. Esta última, pretendendo “resgatar”, “evidenciar”, e “partilhar” a produção de cunho teopoético publicada no país até então, sem que lhe fosse dado esse nome. Nas duas outras seções, visa-se acolher produções (poesia/prosa) ainda não publicadas, que  versem sobre transcendência, fé, espiritualidade, religiosidade ou temas afins (a partir de qualquer tradição religiosa), ou mesmo sobre a não-crença em suas diversas formas (ateísmo, agnosticismo, ceticismo…).

Esperamos que a revista cumpra aquilo a que se propõe!

1340908539226-deus-e-adao

A Criação de Adão (Michelangelo, 1508-1512)

Anúncios